DSIN - Desenvolvendo a solução ideal
   
 
Transforme a população de seu município
em agentes fiscais do Meio Ambiente .
 

   Home » Soluções » Órgãos Públicos » Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE




Software de Gestão Integrada para Secretarias Municipais de Meio Ambiente

Com a utilização do sistema proposto, o setor de Meio Ambiente municipal poderá acompanhar suas ações de forma fácil, rápida e interativa, permitindo assim, a construção de conhecimentos para a melhoria de seus procedimentos operacionais e processos de negócios.

O software de Gestão Integrada para Secretarias Municipais de Meio Ambiente, será um conjunto integrado de aplicações desenvolvidas para gerenciar todas as funções do setor de Meio Ambiente Municipal, garantindo total controle das tarefas administrativas, elevando o nível de desempenho e automatizando as atividades rotineiras.

Módulos

O sistema será composto por um conjunto de módulos, isto permitirá ao município adquirir apenas os módulos que realmente lhe forem necessários, reduzindo assim o custo final do sistema. Com isso, a solução poderá ser utilizada por municípios de todos os tamanhos e com diferentes necessidades. Os principais módulos do software são:

Módulo de Atendimento ao Cidadão - Linha Verde:

Utilizando-se do conceito de Workflow, será responsável pelo controle de todas as sugestões, críticas, pedidos de informação, solicitações e denúncias realizadas pelos contribuintes. O serviço de atendimento ‘Linha Verde’ é uma linha direta entre o cidadão e o setor de Meio Ambiente.

Os atendimentos poderão ser cadastrados por telefone, via serviço 156, pessoalmente, no setor de protocolo da Secretaria ou ainda via Internet. Todas as solicitações serão encaminhadas, via software, ao setor competente, sendo definido um prazo máximo de resposta ao contribuinte.
_____________________________________________________________________

Módulo de Controle e Fiscalização Ambiental:

Este módulo será responsável por auxiliar os setores administrativos e de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, fornecendo ferramentas imprescindíveis para agilizar o processo de fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

O Sistema acompanha o processo desde o recebimento da denúncia (módulo de atendimento ao cidadão), realizando uma triagem para determinar a urgência e programar os atendimentos.

Definida as prioridades, o software fornecerá recursos para a geração de ordem de serviço, encaminhando ao agente fiscalizador, responsável pela vistoria de constatação da infração. Após lançado os dados do auto de Infração, abre-se processo administrativo, sendo gerada automaticamente pelo sistema a notificação ao infrator, aguardando-se os trâmites necessários para posterior aplicação das penas cabíveis.

_____________________________________________________________________

Módulo de Fiscalização em Campo:
Utilizando-se de tecnologia móvel, serão desenvolvidas aplicações que, em conjunto dispositivos móveis, auxiliará o agente fiscalizador em suas atividades em campo, aumentado seu poder de fiscalização em até 50% e conseqüentemente a arrecadação no setor. Possui como características principais:

- Consultas e recepção de dados online, via GPRS, possibilitando a recepção das ordens de serviços a serem realizadas diariamente;
- Emissão de Auto de infração em loco, através de uma impressora portátil acoplada ao equipamento;
- Transmissão de dados em tempo real, via GPRS;
- Possibilidade de fotografar a infração;
- Monitoramento dos agentes: conciliando a tecnologia do GPS com o módulo de geoprocessamento, o responsável pelo setor de fiscalização terá condições de identificar a posição de todos seus agentes em tempo real.

_____________________________________________________________________


Módulo de Controle de Animais:
Módulo responsável pelo controle dos animais apreendidos. Principais características:

- Cadastramento de recolhimento de animais soltos em via pública (bovinos, eqüinos, etc);
- Cadastro, notificação e aplicação de penalidades referente à criação de animais irregulares em residências (como criação de galinha, porcos, etc);
- Gestão de marcas e sinais, utilizada para identificação de animais;
- Controle de aplicação de vacinas;
- Fiscalização, monitoramento e controle quanto a maus tratos;
- Cadastramento e identificação dos animais domésticos apreendidos.

_____________________________________________________________________


Módulo de Controle de Resíduos Sólidos:
Terá como principal objetivo, o correto gerenciamento, aprimoramento e fiscalização do licenciamento ambiental dos resíduos sólidos do município. Sendo suas principais características:

- Fiscalização, monitoramento e controle quanto atividades de extração mineral e casos de contaminação do solo por resíduos de qualquer natureza;
- Elaboração de roteiro de atendimentos da(s) equipe(s) de Resíduos Sólidos (ERES).
- Armazenar informações referentes ao reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos gerados principalmente pela indústria e construção civil.

_____________________________________________________________________


Módulo de Manutenção de Áreas Verdes:
Módulo responsável por auxiliar o gerenciamento de obras e serviços de ajardinamento, parques urbanos, parques naturais, praças, jardins e demais logradouros públicos. Possui como principal função, definir e controlar o cronograma de poda de árvores do município.

_____________________________________________________________________


Módulo de Geoprocessamento:
Trabalhará integrado com os demais módulos do sistema, possibilitando georreferenciar qualquer conjunto de dados com o mapa da cidade, melhorando a visualização dos dados e permitindo o planejamento de ações específicas.


Projeto

A principal inovação deste projeto é a aliança de diversas tecnologias, tais como: geoprocessamento, aplicações móveis, plataforma Web, sistema de gestão integrada (ERP), informações em tempo real (GPRS), monitoramento (GPS), todas agrupadas, a fim de formar uma solução única, completa e inovadora para criação do primeiro Software de Gestão Integrada para Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

A BMTI – Soluções em Tecnologia da Informação, empresa do grupo DSIN Informática, com foco na criação de soluções em TI para o Meio Ambiente, é a responsável pelo desenvolvimento do Software, sendo o início da comercialização do produto previsto para o mês de Julho de 2010.

Cenário Ambiental nos Municípios

Atualmente é notório o crescimento das responsabilidades e da importância do setor de Meio Ambiente municipal, pois a necessidade de preservá-lo deixou de ser preocupação apenas de movimentos ambientalistas e de organizações não governamentais. Grande parte da sociedade já está sensibilizada para o fato de que a sobrevivência de todos depende da preservação de nosso planeta.

Com isto, aumentam a cada dia as dificuldades e a complexibilidade de se administrar uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que possui cada vez mais inúmeras atribuições, como o atendimento ao cidadão, controle e fiscalização ambiental, manutenção de áreas verdes, controle de animais, controle de resíduos sólidos, emissão de licença ambiental, monitoramento de ações das indústrias, emissão de resíduos, poluição sonora, dentre outras.

Neste cenário, torna-se evidente a necessidade de uma solução capaz de modernizar e reestruturar o setor de meio ambiente. Se faz cada vez mais necessário a aquisição de um modelo tecnológico com base em soluções inovadoras, ágeis e eficientes, voltadas não somente para a automatização dos processos, mas também para o suporte à decisão e para a democratização da informação, fazendo chegar os seus benefícios ao principal interessado: o cidadão.


DESTAQUE
Projeto de Software para Secretarias Municipais de Meio Ambiente
é selecionado pela FINEP como um dos mais inovadores do pais.
[+] saiba mais

Projeto de Software para Secretarias Municipais de Meio Ambiente é selecionado pela FINEP como um dos mais inovadores do pais.
[+] saiba mais
Modernize o trânsito de seu município com as soluções DSIN Informática.
[+] saiba mais
Torne-se um Parceiro de Negócios. A DSIN acredita plenamente na relação com seus parceiros e orienta todas as suas ações e estratégias para fortalecê-los.
[+] saiba mais